Assim como não dá pra fazer omelete sem quebrar os ovos, não dá pra passar em concurso público sem estudar direito. Não estou falando em estudar muito, de forma dedicada e tals. Estou falando de legislação e o que lhe é relacionado. Dai começam os problemas: Eu sou canhoto, tô mais pro errado que pro direito.
Depois de muito relutar, resolvi me enveredar por este mundo sombrio. De experiência própria, aquilo é pau de dar em doido. Mas aconselho todo mundo a entenderem um pouco de constitucional. Pelo menos saber o que é Habbeas Corpus, vai te valer quando você for em cana.
Para ajudar os pobres mortais, como eu, a desmistificarem a insondável área jurídico-legislativa, criei uma relação de princípios do direito. Devidamente deturpados, é claro:
1) Princípio da Legalidade: Faça o que tu queres pois é tudo da lei.
O Raul tentou seguir este ao pé da letra mas não durou o suficiente pra contar a sua experiência.
2) Princípio da Impessoalidade: conte o milagre mas não fale o nome do santo.
3) Princípio da Moralidade: Lembra aquele vídeo da Cicarelli? Pois é, viola este princípio.
4) Princípio da Publicidade: Se você ficar com esta cara, todo mundo vai saber quem peidou.
5) Princípio da Eficiência: o pato é o único animal multi-tarefa que existe: anda, nada e voa. Anda mal, nada com dificuldade e não consegue voar direito.
6) Princípio da Razoabilidade: O piti deve ser compatível com o tempo que a musiquinha ficou tocando antes da atendente dizer que não tem como resolver o seu problema.
7) Princípio da Proporcionalidade: Beba a mesma quantidade que o seu namorado e traia ele com um cara tão feio quanto a mulher que ele pegou.
8) Princípio do contraditório: Toda argumentação iniciada por "calma meu amor, não é nada disso que você está pensando" ou "meu amor, eu posso explicar" vai acabar em contradições e argumentos que não convencem ninguém.
9) Princípio da Ampla Defesa: A mulher passa a noite fora. O marido pergunta com que ela esteve. Ela responde que passou a noite na casa da melhor amiga. Ele pega a agenda e liga pras 10 melhores amigas dela. Todas negam que a tenham visto. Pra se vingar, o cara passa a noite fora. No dia seguinte a mulher pergunta onde ele esteve. Ele disse que dormiu na casa do melhor amigo. Ela liga pros 10 melhores amigos dele. Todos confirmam a história. Na teoria este princípio não faz distinção de sexo. Mas está claro que só funciona para os homens...
10) Princípio da Isonomia: Não existe homem grande e forte perante um baixinho com uma metranca na mão.
11) Princípio da Reciprocidade: A sacanagem é uma via de mão dupla.
12) Princípio da Inexigibilidade: Ninguém é obrigado a gerar provas contra si mesmo, portanto, não leve câmera fotográfica para boate, despedida de solteiro, churrasco de reencontro da turma da faculdade...
13) Princípio da simetria: Chumbo trocado não dói.
14) Princípio da Analogia: Não peça explicações ao Lula. Ele provavelmente vai fazer uma comparação com algo que não faz o menor sentido.
15) Princípio da separação dos poderes: Diga à sua mulher que prefere jogar bola com os amigos à sair com ela pra comemorar o aniversário de casamento. Não só os poderes, mas principalmente os bens entrarão na partilha.
Ah! Antes que eu esqueça: FORA DUNGA!!!!
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Ainda bem que não és advogado!
Oi lindinho!!!
Gostei do seu texto!!!!
Segue assim, escrevendo o que pensas sem te preocupar com opiniões de terceiros.
Bjs
eu acrescentaria: Princípio da responsabilidade: "tu te tornas eternamente responsável pelos filhos q tu fazes".. no meu caso... 3 vezes
Muito booommmm!
Adorei!
Ei Alê,
cada texto melhor q outro, sempre com um ar sarcástico, adoro isso!
bjus.
Garotinho quase não termin de ler sua crônica pois é muito boa e estou rindo até agora kkkkkkk...
vc é uma figura q mora em meu coração e que alegra seu amigos qnd está por perto e estando longe ainda assim consegue fazer as pessoas rirem...vv é demais bjs e fique com Deus lindo!!!
Postar um comentário