segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Faz direito, cara

Assim como não dá pra fazer omelete sem quebrar os ovos, não dá pra passar em concurso público sem estudar direito. Não estou falando em estudar muito, de forma dedicada e tals. Estou falando de legislação e o que lhe é relacionado. Dai começam os problemas: Eu sou canhoto, tô mais pro errado que pro direito.
Depois de muito relutar, resolvi me enveredar por este mundo sombrio. De experiência própria, aquilo é pau de dar em doido. Mas aconselho todo mundo a entenderem um pouco de constitucional. Pelo menos saber o que é Habbeas Corpus, vai te valer quando você for em cana.
Para ajudar os pobres mortais, como eu, a desmistificarem a insondável área jurídico-legislativa, criei uma relação de princípios do direito. Devidamente deturpados, é claro:

1) Princípio da Legalidade: Faça o que tu queres pois é tudo da lei.
O Raul tentou seguir este ao pé da letra mas não durou o suficiente pra contar a sua experiência.

2) Princípio da Impessoalidade: conte o milagre mas não fale o nome do santo.

3) Princípio da Moralidade: Lembra aquele vídeo da Cicarelli? Pois é, viola este princípio.

4) Princípio da Publicidade: Se você ficar com esta cara, todo mundo vai saber quem peidou.

5) Princípio da Eficiência: o pato é o único animal multi-tarefa que existe: anda, nada e voa. Anda mal, nada com dificuldade e não consegue voar direito.

6) Princípio da Razoabilidade: O piti deve ser compatível com o tempo que a musiquinha ficou tocando antes da atendente dizer que não tem como resolver o seu problema.

7) Princípio da Proporcionalidade: Beba a mesma quantidade que o seu namorado e traia ele com um cara tão feio quanto a mulher que ele pegou.

8) Princípio do contraditório: Toda argumentação iniciada por "calma meu amor, não é nada disso que você está pensando" ou "meu amor, eu posso explicar" vai acabar em contradições e argumentos que não convencem ninguém.

9) Princípio da Ampla Defesa: A mulher passa a noite fora. O marido pergunta com que ela esteve. Ela responde que passou a noite na casa da melhor amiga. Ele pega a agenda e liga pras 10 melhores amigas dela. Todas negam que a tenham visto. Pra se vingar, o cara passa a noite fora. No dia seguinte a mulher pergunta onde ele esteve. Ele disse que dormiu na casa do melhor amigo. Ela liga pros 10 melhores amigos dele. Todos confirmam a história. Na teoria este princípio não faz distinção de sexo. Mas está claro que só funciona para os homens...

10) Princípio da Isonomia: Não existe homem grande e forte perante um baixinho com uma metranca na mão.

11) Princípio da Reciprocidade: A sacanagem é uma via de mão dupla.

12) Princípio da Inexigibilidade: Ninguém é obrigado a gerar provas contra si mesmo, portanto, não leve câmera fotográfica para boate, despedida de solteiro, churrasco de reencontro da turma da faculdade...

13) Princípio da simetria: Chumbo trocado não dói.

14) Princípio da Analogia: Não peça explicações ao Lula. Ele provavelmente vai fazer uma comparação com algo que não faz o menor sentido.

15) Princípio da separação dos poderes: Diga à sua mulher que prefere jogar bola com os amigos à sair com ela pra comemorar o aniversário de casamento. Não só os poderes, mas principalmente os bens entrarão na partilha.

Ah! Antes que eu esqueça: FORA DUNGA!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que não és advogado!

Cacábaes disse...

Oi lindinho!!!
Gostei do seu texto!!!!
Segue assim, escrevendo o que pensas sem te preocupar com opiniões de terceiros.
Bjs

garugot disse...

eu acrescentaria: Princípio da responsabilidade: "tu te tornas eternamente responsável pelos filhos q tu fazes".. no meu caso... 3 vezes

Anônimo disse...

Muito booommmm!
Adorei!

Mara Alves disse...

Ei Alê,
cada texto melhor q outro, sempre com um ar sarcástico, adoro isso!
bjus.

Anônimo disse...

Garotinho quase não termin de ler sua crônica pois é muito boa e estou rindo até agora kkkkkkk...
vc é uma figura q mora em meu coração e que alegra seu amigos qnd está por perto e estando longe ainda assim consegue fazer as pessoas rirem...vv é demais bjs e fique com Deus lindo!!!