domingo, 28 de dezembro de 2008

Retrospectiva? nem pensar!

Quando eu vi Dezembro dobrando a esquina me deu um misto de ansiedade e alívio. Eu definiria este ano com uma única palavra: "Benza Deus, que ano do sarel". Se você, assim como eu, não tem a menor idéia do que seja "sarel", imagina uma coisa bem esquisita. É daí pra lá. O negócio é cuspir na mão, tomar coragem e esperar que o ano morra de velho. Particularmente, eu preferia que ele acabasse, pelo menos, uma semana antes.
2008 já nasceu dando trabalho. A queda da bolsa, que todo mundo achava que era apenas um espirro, se mostrou uma verdadeira pnemonia. Aliás a maior crise econômica da história. Nem a euforia do "Investiment Grade" (grau de investimento) conferido ao Brasil, facilitou as coisas.
Lembra a comoção que foi o caso dos Nardoni? superior, em muito, o João Hélio, o Richthofen e eu achei que, pra um ano, já tava bom demais. Tolo engano, veio o Lindemberg e a Eloá disputando o topo do hanking de tragédias. Quem acabou roubando a cena, no último instante, quando tudo parecia consumado, foi o pai da Eloá: Foragido da justiça por integrar o esquadrão da morte de Alagoas e acusado de cometer crimes, tendo como parceiro, o próprio Lindemberg. Pra quem achava que já tinha visto de tudo e não se surpreenderia com mais nada...

Se alguma coisa me agradou este ano, foi o São Paulo. Não o santo, o time. Se ainda havia alguma dúvida de quem era o primeiro penta campeão brasileiro, o hexa não há. A marra dos flamenguistas foi desimada de forma tão banal que os caras vão ter que se contentar com o lugar devotado ao arquirival, viraram vice. Já o Vasco conseguiu meter o pé na jaca e agora vai navegar em mares tortuosos atrás de mais um título inédito: Vice rei das Índias, vice campeão carioca, vice campeão mundial e agora vice campeão da segundona.
Quer mais? Espera que ainda não acabou. Ainda tem as chuvas. Pegaram o Espírito Santo de jeito e Santa Catarina de jeito e meio. Mais uma tragédia que superou todos os anos passados. Tem chovido tanto em Vitória que eu nem lembro mais como é um dia de sol. Daqueles que nasce de manhã com sol, termina com o por do sol e depois você vê a lua e as estrelas. Tá sempre, no mínimo, nublado...
Como desgraça pouca é bobagem, ainda há tempo pra mais. Até por que o Dunga conseguiu se manter no comando da seleção brasileira. O Ronaldo vai voltar a jogar, agora no Corinthians. O Corinthians voltou pra primeira divisão. Aí, na boa, 2008 se manda, cê já tá enchendo o saco!

Nenhum comentário: