domingo, 14 de setembro de 2008

Megalomaníaco!?!? Eu!?!?

Ninguém se acha megalomaníaco. Ninguém escolhe ser. Mas um dia você descobre que é, e daí? Por um lado, há um certo alívio. Explica parte das cagadas que você fez ao longo do tempo. Por outro você vai ter que aprender a conviver com ela.
A prova mais cabal da minha veio na aula de Administração Geral. Já ouviu falar em Pirâmide de Maslow? Elenca as necessidades humanas das mais básicas às mais "sofisticadas". Começa com as fisiológicas, segurança, passa por sociais e de estima e culmina na auto-realização.
Eu olhei aquele quadro e não me vi. Este é o primeiro sintoma da megalomania: Os padrões universais nunca servem pra você. De fato, o megalomaníaco obsessivo-compulsivo só vê um ponto da pirâmide: Auto-realização. Foi nessa hora que eu lembrei de Cazuza e aquela refrão começou a tocar no fundo da cachola: "...meu heróis morreram de overdose...".
Os meus heróis também não se veriam no esquema. Acho que nenhum deles morreu de causas naturais. Nunca vou esquecer o Steven Tyler (vocalista do aerosmith), quando perguntado a respeito do sucesso avassalador da banda e a quase aniquilação dos componentes, ele respondeu: "É impossível criar sem se auto destruir". Meu olho até brilhou na hora.
Eu achei que fosse conquistar o mundo com um site de negociação de mármore e granito. Não foi difícil convencer um monte de gente que a minha idéia era boa. Montei uma empresa, consegui subsídio do centro tecnológico do setor, até do maior provedor de acessos do estado, a extinta EscelsaNet. Os parceiros fariam aportes econômicos e financeiros pra alavancar o negócio. A idéia era após um ano fazer o site ter receita suficiente para pagar lucros aos parceiros. É claro que não deu certo, né! Na época todo mundo achava que ia dar. Assisti uma palestra uma vez (uns 2 ou 3 anos depois do naufrágio) o cara mostrando a quantidade de empresas que surgiram e acabaram na mesma corrida pelo El dourado (pobres megalomaníacos, se ferraram e eu também).
A auto realização inverte a pirâmide, do contrário, a anorexia não ia matar ninguém. O Michael Jackson teria parado de fazer cirurgias plásticas enquanto ainda tava parecido com um ser humano. O Ronaldinho teria encerrado a carreira enquanto ainda tinha joelho e o Airton, parado antes da Tamburelo. A megalomania é exponencial. Tende ao infinito. Primeiro você quer fazer algo bem feito. Depois quer ser o melhor da sua rua, da sua cidade, do seu pais e quando conquista o mundo, até o mundo fica pequeno demais pra você.
Eu conheço um monte de megalomaníacos. Logicamente, nenhum tão bom quanto eu. Este é outro sintoma, a megalomania alheia sempre parece "fichinha" diante da sua. O único que eu "respeitava" era o Guilherme. Não dá pra falar sobre este tema sem falar dele. Nunca vou esquecer quando ele disse: "Eu me achava muito presunçoso, agora me acho perfeito". Passei algum tempo refletindo sobre o assunto e acabei tendo que reajustar os meus conceitos pra poder competir com a dele. (A gente era adolecente, me dá um desconto também né!!!). O cara casou, teve filhos e, segundo ele, deixou a "mania de grandeza" de lado.
Talvez Maslow esteja certo. Faça uma base larga e sólida e vá subindo aos poucos. Cuide bem de si, dos outros, do ambiente e mesmo que ninguém diga, um dia todos reconhecerão o seu valor. Estou nessa fase agora de querer tudo a seu tempo, dar valor às coisas simples. Estou gostando, espero que dure. Dure pelo menos até eu ter outra idéia mirabolante pra conquistar o mundo....

Um comentário:

Anônimo disse...

Fichinha...
Tenho dito.