domingo, 21 de setembro de 2008

Tá certo ou tá enjambrado?

Outro dia eu chego no self-service pra almoçar e o que eu encontro? Camarão com chuchu. Tem cabimento? O IBAMA tinha interditar o restaurante e dar uma surra em quem faz uma sacanagem dessas. Deveria, inclusive, ter uma lei punindo esse tipo de desperdício. Camarão tem que ir pra mesa num bobó, risoto, com catupiri, moqueca...
Enjambrar é fácil, desenjambrar, nem sempre. Tem um monte de coisas enjambradas por aí a fora que você acostuma e nem percebe que está torto. Sabe esta história de chamar mulher bonita de avião? Tudo por causa de uma música de Tom Jobim chamada Triste. Olha só que rima "triste":
- sua beleza é um avião, demais pra um pobre coração.
O cara veio rimando solidão, paixão, avião e coração. Dá até um frio na barriga pensar que uma outra palavra terminada em "ão" poderia ter sido usada. Mas a "bola da vez" foi o avião.
Mesma sorte não deu a musa daquela pérola da música sertaneja. "Esperando na Janela", de Cogumelo Plutão. Olha isso:
- Você é a escada da minha subida, você é o amor da minha vida.
Na boa, dos riscos de tomar pedrada, o menor. Imagina a cena: você andando calmamente e aquele mulherão, de parar o trânsito, vem passando. Você olha pra ela e diz:

- Uou! essa mulher é um avião!
Ou você seria inoportuno ao ponto de exclamar:
- Você é a escada da minha subida!
Uma vez eu voltava de São Paulo pra vitória. Sentado na poltrona do corredor, do outro lado, um cara de quase 2 metros de altura e uns tantos de circunferência. Não sei precisar ao certo as medidas, mas o que o cara tinha de grande, ele tinha de gordo. O único jeito dele "caber" no acento era reclinando o pouco que a cadeira permite. Realmente, até hoje, eu não vi diferença entre a cadeira na posição vertical ou reclinada. Deu o momento da decolagem, a aeromoça foi pedir educadamente ao cidadão em questão para colocar a cadeira na posição vertical. Ele tentou argumentar, ela não aceitou. Eu vi que a parada ia terminar em barraco, os dois tinham suas razões e ambas, forte o suficiente. Acabou que o cara fez o que qualquer pessoa de juízo teria feito: prendeu a respiração, colocou a cadeira na posição de decolagem, esperou a aeromoça sair de perto, voltou a cadeira pra posição reclinada e pronto!
Já comeu caranguejo alguma vez? De cara eles te dão um martelo de madeira. É muita força pra pouco resultado. Falta pouco suar. Os orientais têm por filosofia não agredir o alimento durante a refeição. Por isso as peças de Sushi e Sashimi do restaurante japonês já vem cortadas do tamanho certo e você come de Hashi (palitinho). Imagina o que deve ser isso aos olhos orientais: você saindo na porrada com o caranguejo.

Existem coisas que enjambram quando são usadas de forma errada, na hora errada ou no lugar errado. Na guerra do Golfo, por exemplo, os americanos tiveram que fazer ajustes nos uniformes dos soldados. As botas foram desenhadas para a guerra do Vietnã, e por isso, tinham furos para sair a água dos rios e terrenos alagados daquele país. Ao enfrentar o deserto, as botas enchiam de areia e dificultavam a progressão do exército. O melhor exemplo, no entanto, foi quando o governo do estado resolveu construir os colégios Polivantes, no início da década de 80. O projeto foi copiado de algo que dava muito certo nos Estados Unidos. A escola era construída com um pátio interno para ser mantida aquecida, apesar dos ventos gelados e as janelas abriam na vertical, para que a neve escorresse por ela e não acumulasse. Como sempre acontece com as obras públicas no Brasil, esqueceram de licitar a neve e os ventos gelados, logo, os colégios polivalentes fazem um calor insuportável. Principalmente na cidade onde eu morei, no interior do Espírito Santo. Lá só tem três estações: a do trem, o inferno e o verão.
Como dá pra perceber essa discução dá pano pra manga. Mas um negócio que me deixou bolado foi quando eu comentei sobre a música do Jobim, não lembro com quem, e o cara falou:
- Tá enjambrado não, tá certo. O Tom não foi gênio por acaso. Ele sabia o que tava falando...
- É mesmo? Por que você acha isso? perguntei
- Bicho, mesmo os aviões tem lá seus pneuzinhos.


Concertou? Sei lá, acho que enjambrou de vez...

Um comentário:

Anônimo disse...

hsuahusauhsuaushauhs....
da porrada no caranguejo é tensoO ..
ee tipo a questão do Jobin ..
um pokin dificil até de entender .. mas até q depois vc se conforma com a letra ...
;P

Vlww tioO ...

AbraçoO Júh Néspoli