domingo, 26 de outubro de 2008

Purismo cartesiano

And the Oscar goes to...(E o Oscar vai para...) Confesso que dessa vez houve empate. O Marcolito ia ganhar disparado mas a Andréia não deixou. No último instante ela reagiu e os dois chegaram juntos. Lógico que o que significa junto pra mim ou pra qualquer pessoa normal é uma discrepância pro cartesiano fichado.
Lembra aquele filme, Sociedade dos poetas mortos? O Robin Williams entra na sala como professor de literatura inglesa e manda que os alunos leiam o primeiro capítulo do livro. Este explica como uma poesia deve ser criada para ser considerada tecnicamente perfeita. O dedicado professor desenha um gráfico no quadro e faz desenhos explicando a teoria em questão. Todo mundo toma notas do que ele diz, copia os esboços do quadro, no final, ele para o teatro e diz:
- Isto é uma palhaçada. Arranquem esta folha do livro.
Desde então todo mundo que tenta "plotar" coisas subjetivas ou que é muito certinho me lembra esta cena. Eu e Marcolito trabalhamos juntos no sistema de MRPI da Houston Bike do Nordeste. Depois de umas 30 teorias, fundamentos e conceitos do que é MRPI eu faço minha síntese:
- Isso aí é igual a um fluxo de caixa, só que aplicado à matéria-prima de indústria, certo?
Pra que eu fui falar isso. O tempo fechou.
- São áreas diferentes, conceitos conflitantes ...
O resto eu nem lembro, se é que eu prestei atenção. Eu sei fingir que estou prestando atenção e não ouvir nada do que a pessoa fala. Enquanto eu não falei o que ele queria ouvir ele não se convenceu que eu tinha entendido. Não só por esta, mas por muitas outras, eu achei que ele ganharia mole.
Era umas 2hs da manhã mais ou menos. Aniversário da Si. A Andréia chega pra mim:
- Alê, vão embora que eu tenho que chegar cedo no trabalho hoje.
- Tá, vão. Mas, como assim, hoje?(eu)
- É. Hoje. Já passou de meia noite. (ela)
- Mas eu não dormi ainda. Pra mim ainda é ontem.(eu)
Nem era tão tarde e nem a gente tinha bebido tanto. Vou iniciar uma discussão inútil por causa de disso? Se não for já é! Deixa arder!
Eu a conheci aquela noite, não tava acostumado ainda. Mesmo assim, Marcolito seguia impávido na liderança. Ela não ameaçava.
O jogo desequilibrou no dia que Andréia compra uma máquina de lavar roupa. Uma semana antes da máquina ser entregue ela baixou o manual na Internet pra ler em casa. Num país onde ninguém lê manual, ela não pode conter a emoção de esperar até sábado. E agora? como decidir uma peleja dessas?
Enquanto a disputa segue palmo a palmo, sem saber que estava sendo filmada, Patrícia entra no jogo pra levar a estatueta e deixar os outros dois na saudade. Que naturalidade, que talento, entrou correndo por fora e foi ao topo do Podium com apenas uma frase:
- Eu não falo gíria, sou advogada. Quem fala gíria é policial e bandido.
Marcolito, Andréia, e ai? Vão deixar barato?


Nenhum comentário: