domingo, 2 de novembro de 2008

Sinal dos Tempos

Faltavam 2 meses para terminar 1999. A "notícia da moda" era o Bug do milênio. Do jeito que a coisa era falada, parecia que a falta de dois dígitos nas datas seria o estopim do fim do mundo. Tinha gente prevendo caos em aeroportos e no sistema bancário. Bastava o relógio mostrar 01/01/2000 00:00. Você viu algumas dessas tragédias acontecerem? Na verdade o Bug do milênio já havia sido descoberto pelo menos 10 anos antes. Operações de Leasing e financiamentos de longo prazo efetuados a partir de 1990 (por exemplo) já apresentavam problemas. Os maiores interessados foram afetados primeiro, houve tempo de sobra pra corrigir.
Numa área menos tecnológia, líderes espirituais elegeram
2000 como o ano do apocalipse. Tufões, furacões, tsunamis, enfim, todas as formas de catástrofes naturais dividiriam a cena com anjos trombeteiros enquanto o bem e o mal se esgalfinhariam fazendo todos olharem para o céu.
Alívio ou frustração o mundo não acabou. Será que não? De uns dias pra cá eu comecei a achar que sim. Primeiro foi o atentado de 11 de setembro que deixou muita gente com frio na espinha (pra não dizer com o cú na mão). Até então, pouco conhecido, Oshama Bin Laden surpreende o mundo com o mais ousado ato terrorista da história.
Muito pior que o atentado, foi o que aconteceu depois. Não estou falando da guerra do Afeganistão nem a do Iraque. Estou falando das palavras do Ultra-master-blaster-mega-terrorista. Ele previu a ruína econômica e financeira dos Estados Unidos. Tudo bem que o Tio Sam já andava com o bolso furado há algum tempo. Mas a crise que se abateu agora...Sinal dos tempos!
Não sou economista, sou simplista. A construção civil é o indicador mais básico da economia. O primeiro problema que todo mundo tem que resolver. Quem mora de aluguel, quando sobra uma graninha, vai atrás de um lugar melhor, mais próximo do emprego, na melhor das hipóteses, comprar um imóvel. Quem já tem imóvel está pensando em ampliação, reforma, no pior dos casos, uma "pinturinha" pra dar uma oxigenada. Se o mercado da construção civil da maior economia do mundo ruiu, a crise é grave.
Tentaram pegar o Oshama nas cavernas do Afeganistão com os instrumentos militares mais sofisticados de todos os tempos. Olhamos pro céu, vendo os aviões supersônicos da grande potência militar do planeta tomar "um couro" de um simples mortal. Ou não será um simples mortal? Será que a mão de Allah o protegeu? Será ele o anjo trombeteiro do fim dos tempos? O INRI Cristo que não me ouça, mas o Oshama é bem mais convincente.
Parece que tudo que estava previsto para o ano 2000 está acontecendo. Só que diluido. Os pinguins não param de chegar no território brasileiro, efeito do aquecimento global. Tivemos, nos últimos anos, os piores acidentes da aviação civil, caos nos aeroportos. quem mora em Minas passou a sonhar com a casa a beira mar de uma forma um tanto inusitada:
- Mudar pro Espírito Santo ou Bahia? nada!!! Daqui uns dias o mar vem até a minha porta...
Em meio a este cenário de cumprimento de profeciais e da certeza de um futuro cada vez mais nebuloso, eu fico pensando... Já pensou se o Dunga for o técnico da seleção em 2010? Ai que lascou tudo mesmo...

Nenhum comentário: