domingo, 29 de março de 2009

Adeus Iniciativa Cruel

Era a audiência de conciliação do meu único emprego de carteira assinada até hoje. Enquanto esperava, olhava a cara de todo mundo à minha volta. Eu era o único que estava feliz da vida em estar ali. Eu trabalho desde os 14 anos de idade mas nunca tinha tido um emprego formal. Achei que estava na hora de ter um trabalho igual ao de todo mundo, com hora pra entrar, sair, dia certo pra receber, saber o quanto você ganha... Essas coisas que fazem parte da vida normal.
Depois de 5 anos nesta "vidinha", já não aguentava mais. Eu enchergava no mercado uma série de possibilidades, via que ali não havia mais chances de crescimento. Tava na hora de fazer algo novo e eu nem sabia o que ainda. Foi nesta audiência que descobri o que estava errado. Faça as contas comigo e você vai entender o que estou dizendo:
- Você trabalha 11 meses por ano e tem 1 de férias
- O patrão paga 12 salários mais 1 (13º salário)
- O governo te cobra 25% (arredondando pra não complicar) de Imposto de Renda
O patrão paga 13 salários por 11 meses de trabalho, você paga 3 meses de salário só de IR e tem que viver 12 meses com 10 salários. Isto sendo totalmente simplório. Se for colocar tudo na ponta do lápis vai ver que a discrepância é muito maior. Depois você vê tudo que tem que pagar a parte por que o governo não te garante: plano de saúde, escola particular, pedágio, tudo tem que rolar por fora.
Outra coisa que me chocou. Na saída do emprego você recebe FGTS, férias, 13º proporcional, seguro-desemprego, é tanto dinheiro que aparece que não dá pra entender. Se eu ganhasse isso trabalhando teria ficado na empresa mais tempo.
Com alguns meses de liberdade eu tinha muito mais trabalho do que poderia dar conta. Foi a hora de abrir a empresa. Conversei com um amigo de faculdade e ele topou ser meu sócio. Nos 8 anos que fiquei como empresário tive uns 3 ou 4 sócios.
Muita gente sonha abrir o próprio negócio, ser o próprio patrão, ter horário flexível e todas essas baboseiras que falam por ai. Na prática não é nada disso. Você sonha como criança, trabalha como escravo, ganha como peão, sofre pressão de clientes, tem que se preocupar com salários de funcionários, contabilidade, impostos. Uma parafernália de coisas que só causa desgaste.
A única coisa que me manteve tanto tempo na empresa foi a possibilidade de sonhar como criança. A experiência que eu adquiri com projetos, cursos, lidando com pessoas de diversas origens e formações, enfim, com todos os desafios de me manter no mercado me deram muita história pra contar.
Também trouxe efeitos colaterais. Teve uma época que eu virei "workaholic", pensava em trabalho o tempo todo, ficava até tarde trabalhando, não tinha vida pessoal. Minha família e pessoas próximas achavam que eu ia pirar. Mas eu tinha objetivos muito claros e definidos. Depois de ter tentado de tudo e não ter conseguido alcançar meus objetivos, estava na hora de repensar a vida. Sem o sonho passou a ser apenas trabalho. Pra ser apenas trabalho não precisa tanto pepino.
Minha contratação na área pública está marcada para esta semana, dia 02 de Abril de 2009. Curiosamente, minha empresa foi aberta em Abril de 2000. Parece que Abril é o meu mês das grandes mudanças. Ainda não sei como é trabalhar em uma empresa do governo. O que eu sei é que o texto de hoje, mais do que uma crônica, é um adeus à iniciativa privada.

Uma nova vida me aguarda e sei que, pelo menos por algum tempo, será divertido! FUUUUUIIII!!!!

5 comentários:

MARIO FERNANDO DE MORI disse...

SÓ ASSIM EIM CUNHADO... TERÁS TEMPO de divertir-se com a gente, seu povo de cá...
As cervas continuarão...
Só uma coisa ficou no tempo...Eu continuo empregado de empresas particulares...
e pelo visto, me aposentarei assim...
Cara, vá na paz, curta isso...
Até a páscoa....

Karina D'C disse...

Oi Alessandro,

Depois de tempos sem entrar em seu blog ( eu sei que prometi, mas enfim), eu retornei...Nossa, quanta coisa perdi...Se bem que com a Internet nos possibilita poder ir e vir na realidade, pude me atualizar em suas colocações...
Desejo-te muito sucesso em sua nova 'iniciativa' e com certeza o seu novo labor renderá muitas histórias...

Grande beijo,

Karina D'C

Rosiane disse...

CONHEÇO O ALESSANDRO DESDE 2002, OU SEJA, ELE ESTAVA NO OLHO DO FURACÃO NESTA VIDA DE EMPRESÁRIO, LEMBRO DE COMO ELE FALAVA ENTUSIASMADO DOS SEUS SONHOS E PROJETOS... E TBM LEMBRO DE TODO STRESS... MAS O Q ME ADMIRA PROFUNDAMENTE FOI SUA CAPACIDADE DE VIRAR O JOGO EM UM RELATIVO PEQUENO ESPAÇO DE TEMPO, DIGA-SE PORQUE HÁ A PESSOAS Q LUTAM A MAIS DE DEZ ANOS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO... E ELE CONSEGUIU... AGORA VEJO UM OUTRO ALESSANDRO, FALANDO OUTRAS COISAS, QURENDO VIVER OUTRAS COISAS, MUITO DIFERENTE DAQUELE DE ANOS ATRÁS E ESTOU MUITO FELIZ POR ISTO.

E TBM É UMA PESSOA QUE EM CERTOS E EM MUITOS ASPECTOS POSSO ME INSPIRAR!

VALEU ALE!!!

Rosiane

Anônimo disse...

Te conheço a pouco, mas sei da capacidade que habita todo teu ser, e seja em que área for, será sempre um destaque.
Sucesso Alê! Bjs
Gys

Anônimo disse...

Como disse Cazuza " o tempo não para", vai em frente, sonhos tonan-se sim realidades, voce sonhou e conquistou."Faz parte do seu Show"O palco é seu a platéia te observa atenta.Viva o momento com intensidade .Tudo de bom na sua vida é o que desejo. rozeani