domingo, 1 de março de 2009

O que eu fiz nas minhas férias

Estávamos almoçando no Tiffany, eu João e Isabella. Um dia comum de uma semana comum no mesmo lugar de sempre, o garçom me pergunta:
- Vai tomar água com gás hoje?
- Sim, pode trazer...
Fiquei extremamente incomodado com a cena, logo eu que sempre sou tão inusitado, sendo 100% previsível.
- É, preciso mudar de bebiba...
- Por quê? Perguntaram os dois
- Estou ficando muito previsível, o cara já até sabe o que eu quero.
- E daí? Qual o problema? Insistem eles.
- Sei lá, eu tenho que ser imprevisível, esqueceram?
Dai a Isa sai com uma pérola:
- Mas é óbvio que você vai fazer algo que ninguém espera. Todo mundo já sabe.
Bem, isso quer dizer que se eu fizer algo 100% comum eu estarei contrariando o óbvio (fazer algo inesperado), e por consequência, surpreendendo a todos, certo? Foi pra fazer raiva em todo mundo que pensa assim que eu resolvi lembrar o tempo que você voltava às aulas e tinha que escrever sobre suas férias.
Eu não tirei férias este ano, não tirei nos 8 anos anteriores. Quando eu era pequeno era mais fácil, eu sempre tirava férias. Naquela época eu não gostava de escrever e achava um saco ter que falar sobre as minhas férias. Aos poucos os desafios vão mudando e chegamos num ponto em que eu tenho um blog semanal e não tiro mais férias.
A idéia era ter um pouco de ócio produtivo, fazer uns ensaios, deixar algumas coisas prontas e o que aconteceu na prática foi exatamente o contrário: me envolvi com outras coisas, nem vi janeiro e fevereiro passarem e quando fui parar pra pensar março já vinha despontando com força e com vontade, logo no finalzinho da passarela do samba.
É curioso lembrar que o mês se chama março em homenagem a Marte, o deus da guerra. No calendário romano este era o primeiro mês do ano. Uma forma de dizer "a guerra vai começar". Nada mais apropriado para um império em constante expansão e que dominou todo o mundo conhecido.
De alguma forma isso ficou no inconsciente coletivo do brasileiro. Mesmo que as reformas geradas pelo calendário Juliano (44 A.C., elegeu janeiro e fevereiro os primeiros meses do ano) sejam anteriores à descoberta do Brasil.
Estou aqui em pleno 28 de fevereiro escrevendo este texto pra ser publicado no dia seguinte. Tudo por força da velha cultura de "depois do carnaval eu vejo isso". Boa ou má notícia, estou de volta! E pra quem acha que o ano está começando pra valer agora, a história do calendário te dá uma desculpa esfarrapada pra ter ficado 2 meses comendo mosca. De qualquer forma, é hora de dar um jeito na vida:

-
Levante seu traseiro gordo daí e mexa-se, seus problemas recomeçaram!!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

o obvio é sempre previsivel
mas ñ muito interessante
Gostei muito e recomendo
afinal,eu sou imprevissível!!!
amei cara....

Anônimo disse...

Olha cara, como eu tenho sido muito previsível nestes últimos anos, iclusive, tirando férias, esperando você, o imprevisível para aquelas cervejas bem geladas em uma mesa da cosinha na praia, quero te dizer, imprevisível, que possamos fazer um teste renovado das marcas de cerveja para a Páscoa ? Afinal, significa passaagem, não é mesmo ?
Vamos passar para outra versão imprevisível: beber, cair e levantar...
há há há há - valeu cunhado...

Anônimo disse...

Como prometi, estou a visitar o seu blog, vejo que sabe escrever o que pensa, o que sente,questionando pontos, virgulas e toda gramática, mesmo desconhecendo se alguém pode entender.De uma coisa tenho certeza, de tédio não morro, embriago-me de vc.
Gys

Anônimo disse...

PRIMO, AMEI SUA HISTÓRIA MAS O ANO PRA MIM JA COMEÇOU FAZ TEMPO!!!
RSSSSSSS...
AGORA ELE SÓ TOMARÁ MAIS FORÇA.
BEIJOS LINDOOOO!